domingo, 19 de janeiro de 2014

SeduçãoSedução by José Marmelo e Silva
My rating: 4 of 5 stars

Escrito na primeira pessoa, por Eduardo, um rapaz de vinte e poucos anos, caixeiro, em ambiente de aldeia ("Dos milheirais soltou-se, vindo até nós, o cantar provinciano das sachadeiras, que retomavam o trabalho depois da sesta"), muito baralhado consigo mesmo e com a sua difícil relação com Noémia, a sua irmã 10 mais velha, que se formou em Direito e vive em Coimbra, este livro de José Marmelo da Silva provocou enorme polémica quando foi publicado, em 1937, pela sua temática quase exclusivamente sexual, em que, apesar de nunca citado diretamente, o lesbianismo de Noémia é motivo central.

O jovem Eduardo, pulsando de desejo viril, tenta seduzir as raparigas da aldeia e as visitas da cidade, mas nenhuma o quer. Todas são atraídas inexoravelmente pela irmã, como borboletas atraídas por uma luz forte, até mesmo as que, no escuro da loja, lhe aliviavam antes os apetites sexuais. Eduardo fica frustrado e desvairado, mas, apesar dos comentários que vai ouvindo na aldeia, nunca chega a perceber, seja por inocência ou ignorância, a verdadeira razão do seu sofrimento.

Noémia é apresentada como a carrasco que impede a realização do desejo masculino, furtando-lhe o objeto (o lesbianismo como inimigo dos homens?), mas a culpa, essa é atribuída aos homens ("Ai de Noémia! O homem não dá valor a prendas mais belas que as do corpo, nem a bens mais belos que os terrenos.") por só pensarem no seu prazer físico.

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.