quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Prostituição masculina em Lisboa by António Duarte

Prostituição masculina em LisboaProstituição masculina em Lisboa by António Duarte
My rating: 1 of 5 stars

Um trabalho jornalístico constituido por relatos ou transcrições de entrevistas de cerca de meia-dúzia de travestis lisboetas do início dos anos 1980 que se prostituíam na Avenida da Liberdade.

O trabalho é muito parcial e simplista e está cheio de lugares-comuns e preconceitos, assumindo no ínico capítulo que pretende afastar-se do jornalismo, presunções científicas balofas, onde tudo se confunde (homossexualidade e travestismo e prostituição) e nada se esclarece, ficando no ar a dúvida se a falta de clareza é propositada ou se é apenas um "descuido". A escrita é, também, pretensiosa e desagradével.

Alguns exemplos:
"Esta é a herançaa dos novos mutantes da era do átomo, dos libertinos de saias, vagabundos do l(i)uxo que (n)os cerca, anjos negros, viscosos, sem pátria, pintalgados de ilusões em policromia."
ou
"Porque não se reproduzem, os homossexuais sentem, por seu lado, a necessidade, incessante, de conquista de novas presas."
ou
"Existe um fosso entre os homossexuais (incluindo pederastas e prostitutos "encobertos") e os prostitutos "descobertos" que exibem o sexo na rua. A diferençaa básica não está bem na génese educacional da homossexualidade, mas sim nas condições sociais e culturais que lhe serviram de palco. Os psicanalistas colocam, normalmente, como axioma, que a homossexualidade do adolescente é a deformação da sexualidade dos progenitores... "

Julgo que não será preciso dizer mais nada... a não ser que foi publicado no mesmo ano que
Ser Homossexual em Portugal de Guilherme de Melo (e se calhar, à sua boleia), este sim, um trabalho mais interessante, e que tem prefácio de Clara Ferreira Alves (o que teria ela a dizer desta obra hoje?).

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.