terça-feira, 16 de setembro de 2014

O Sr. Ganimedes by Alfredo Gallis

O Sr. GanimedesO Sr. Ganimedes by Alfredo Gallis
My rating: 4 of 5 stars

O Sr. Ganimedes é um dos primeiros romances em língua portuguesa que fala abertamente de homossexualidade (embora em tom condenatório...), tomando-a para tema central do enredo, na senda de "Sáficas", do mesmo autor, de "O Barão de Lavos", de Abel Botelho, e de "O Bom Crioulo", de Adolfo Caminha. Segundo Robert Howes, esta "coragem" dos autores de língua portuguesa parece ser pioneira na Europa. Com efeito, nesta época, em finais do séc. XIX, princípios do XX, o tema ainda era tão escandaloso que nenhum autor ousava utilizá-lo nos seus romances. Teleny, de Wilde, foi publicado anonimamente, Maurice, de Forster, só foi publicado após a morte do autor, etc...
Gallis pinta um quadro curioso dos costumes e da linguagem da época (o baile de máscaras no São Carlos, o Lazareto na margem sul, para quarentena dos que chegavam no paquete do Brasil, etc.), numa escrita muito floreada e adjetivada ("a perna magnífica, roliça, musculosa, bem torneada", "as curvas opulentas dos quadris e a elevação venusina dos seios", "os pequeninos pés admiravelmente talhados", etc.).
Curiosamente, apesar do tom moralista, de aviso às damas inocentes sobre os perigos de casar com esses imorais efebos, o romance acaba com a dama inocente a cair em pecado, e o horrível efeminado nos braços do seu amado!
Um livro a ler, até pela sua importância histórica!


View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.