sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Os sinais do medo by Ana Zanatti

Os sinais do medoOs sinais do medo by Ana Zanatti
My rating: 3 of 5 stars

Rosarinho deixa o marido, Vasco, de quem já não se sentia próxima e cai numa depressão de quem nem a lembrança da falecida tia Flávia a ajuda a sair. Paulo, oprimido pelos pais tiranos, abre-se finalmente com a sua amiga Rosarinho, contando-lhe que está apaixonado por outro homem, Luís, acabado de se divorciar de Teresa, que o havia descoberto com outro homem. Luís, pai de Mariana, é, por sua vez, amigo de Rita, uma mulher decidida, que tenta superar o esfriamento súbito da sua relação com Cristina, apoiando-se na memória da falecida tia Maria do Carmo, que adorava. Quando Paulo e Luís têm um acidente no Alentejo, o círculo completar-se-á mas os vários desfechos nem sempre serão positivos...

Aviso prévio: "as minhas leitoras" que me perdoem, mas aprecio mais a escrita que, ao invés de descrever "sentimentos", descreve as "ações" que me permitem compreender por mim próprio o que os personagens sentem, vestir-lhes a pele. Reconheço que esta preferência é pessoal e, talvez, muito "masculina". Apesar de ter tentado, não sou capaz de passar das primeiras páginas de autores de grande qualidade como Ana Cristina Silva ou Marion Zimmer Bradley (por isso lhe chamo estilo "avalon").

O mesmo não se passou com Os Sinais do Medo, de Ana Zanatti, que li até ao fim mas, tenho de confessar, meio desnorteado num oceano de descrições de sentimentos e emoções, relações desfeitas e reatadas, depressões e angústias e até ligações espirituais com o além. Por detrás deste mar de palavras, estão ideias muito interessantes, casos de vida muito realistas, desafios sociais muito importantes, que, tenho a certeza, encontraram (e encontrarão) justos apreciadores, contribuindo para a reflexão e desenvolvimento humano de muitos leitores e leitoras.

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.