terça-feira, 24 de novembro de 2015

Verão Ártico by Damon Galgut

Verão Ártico Verão Ártico by Damon Galgut
My rating: 4 of 5 stars

Uma parte importante da vida de E. M. Forster romanceada para tentar explicar como é que a sua vida pessoal e os acontecimentos do seu tempo, na Inglaterra, no Egito e na Índia, contribuíram e inspiraram o autor para escrever um dos seus grandes romances, Uma Passagem para a Índia.

Damon Galgut leva-nos a conhecer as paixões de Forster, primeiro pelo seu amigo indiano Masood, depois pelo condutor de elétricos de Alexandria, Mohammed el-Adl, bem como as suas deambulações pelo mundo, como as suas visitas a Edward Carpenter, a sua primeira viagem à Índia, para visitar Masood, e a segunda, como secretário do marajá Bapu Sahib, onde é confrontado com o fosso que se alarga entre os britânicos, que governam quase colonialmente a Índia, e os indianos, associando-as a lugares, situações e emoções do best-seller do autor, que teve uma gestação prolongada, só vendo a luz ao fim de 11 anos de escrita e vários recomeços.

Um livro muito interessante e credível, que desperta a curiosidade pela vida de E. M. Forster, soberbamente biografada em A Great Unrecorded History: A New Life of E. M. Forster, por exemplo.

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.