quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A História do Corpo Humano by Daniel E. Lieberman

A História do Corpo Humano - Evolução, Saúde e Doença A História do Corpo Humano - Evolução, Saúde e Doença by Daniel E. Lieberman
My rating: 4 of 5 stars

Como temos o corpo que temos? Não, não foi Deus que o criou ao sexto dia, embora o Génesis seja um dos mais belos texto de ficção já escritos. Daniel Lieberman escreve não-ficção, acredita na ciência e na evolução natural das espécies, e dá-nos uma descrição simultaneamente rica, apaixonante e simples sobre a história do corpo humano, explicando-nos como foi evoluindo para se adaptar ás forças de seleção natural que o foram moldando ao longo dos milénios, e como, face ao progresso aceleradíssimo da tecnologia humana, primeiro com a revolução agrícola e depois com a industrial, o nosso corpo não foi conseguindo adaptar-se com velocidade suficiente e é agora severamente molestado por uma alimentação rica em açúcares e hidratos de carbono, pela vida agitada e poluída das cidades e pelo nosso sedentarismo e falta de exercício físico.

É sempre fascinante compreender como é que o nosso corpo funciona e porquê, e desse conhecimento podem e devem resultar alterações de hábitos e comportamentos que nos proporcionem uma vida melhor, mais saudável e mais prolongada. Se este livro resulta excelente a explicar-nos o corpo que temos (partes I e II), deixa um sabor a pouco quando se trata de nos esclarecer e aconselhar em relação ao que fazer com ele (parte III), mas como se diz, "o ótimo é inimigo do bom" e este livro é muito bom!

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.