segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Sr. Ganymedes by Alfredo Gallis

O Sr. GanymedesO Sr. Ganymedes by Alfredo Gallis
My rating: 3 of 5 stars

Publicado em 1906, este é um dos primeiros romances em português que aborda abertamente a homossexualidade masculina (os outros são O Barão de Lavos, de Abel Botelho, e Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha), tomando-a para tema central do enredo.

Lígia casa-se por interesse com um rico comerciante que fez fortuna no Brasil, bastante mais velho que ela. Respeita-o, mas não o ama. Quando fica viúva, aos 32 anos de idade, regressa a Portugal e perde-se de amores por Leonel, que conhecera de criança, quando era tímido e efeminado, mas que agora crescera para se tornar num esbelto e elegante jovem que fazia suspirar as donzelas. Acontece que Leonel estava era apaixonado por Liberato, um homenzarrão rude e façanhudo, de farto bigode, que o gostava de ver vestido de dama fina.

O autor começa por avisar no prólogo que o seu livro se destina a "avisar as mulheres e castigar os efebos [efeminados] pela sua falta de brio e de sentimentos, fazendo ver aos pais que devem acostumar os seus filhos a serem homens desde pequenos, afim de que a uma educação errada e maricas se não possa atribuir a causa da adopção miserável de hábitos e costumes indignos do simples brio e respeito natural do homem pelo seu sexo." O tom moralista, no entanto, parece servir apenas para justificar o escandaloso, à época, conteúdo "erótico soft", estilo que renasceu recentemente com as "50 Sombras" e que, tal como este, foi responsável pelo enorme sucesso comercial das obras de Alfredo Gallis.

Apesar do exagero das múltiplas descrições da "terciez, venusina, do ventre" de Lígia, dos seus "seios deslumbrantes, pouco volumosos, brancos, aveludados", da "opulência rara das coxas" e da "delicadez grácil do artelho" (destinadas, provavelmente, ao público masculino), ou das belas "toilettes" e rendas finas, do bom-gosto e deslumbre dos móveis e decorações, dos rubores de emoção ou da "capitosidade excitante e amorosa como o seu defunto marido lhe houvera colhido a virgindade" (para alcançar, talvez, o público feminino), a escrita é escorreita e o autor domina o enredo, que faz avançar a bom ritmo, resultando numa leitura agradável.


View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.