domingo, 25 de setembro de 2016

A Origem das Espécies by Charles Darwin

A Origem das Espécies A Origem das Espécies by Charles Darwin
My rating: 4 of 5 stars

Charles Darwin foi um cientista genial, talvez o mais extraordinário dos cientistas! Não que eu não seja um enorme fã de Einstein, Heisenberg, Newton, Hawkins, Turing ou Feynman, por exemplo. Mas Darwin teve esta ideia maravilhosa que é simultaneamente simples e abrangente, que é quase óbvia, mas que ninguém ainda tinha "visto" (e que alguns ainda se recusam a ver), que é ponto de partida para refletir sobre o mundo, a natureza, a vida, as relações sociais, a psicologia, que é uma "ideia perigosa" por afrontar o poder instalado das igrejas, religiões e crendices, mas também do "establishment" científico da época, que foi fundacional ou transformadora para muitas disciplinas do conhecimento, e que foi transformacional também para mim, o que me faz ter um carinho e uma admiração especial por este velhote barbudo.

A leitura das primeiras páginas de "A Origem das Espécies" revela uma obra que se mantém muito moderna, tanto no conteúdo como na forma, escrita por um autor que surge modesto e rigoroso. Este não será o livro mais indicado para quem quiser fazer uma primeira abordagem à teoria da seleção natural. Com efeito, preocupado com a polémica que sabia estar prestes a levantar-se com a publicação, Darwin progride lentamente na apresentação das suas ideias, documentando com factos todas as hipóteses que defende ou descarta, descrevendo pormenorizadamente (por exemplo, a dimensão e a forma dos alvéolos de cera das abelhas-operárias, dos zangãos e das Melipone domestica mexicanas) e pedindo constantemente desculpa por não poder trazer à colação em tão curto espaço (380 páginas) todos os factos que suportam inegavelmente as suas afirmações.

Ofereceram-me este livro! Para além de ser um belo exemplar de livro, com uma bela capa e uma excelente encadernação, um livro-objeto que dá um enorme prazer possuir em si mesmo, é uma prova de grande amizade, pois não é a amizade feita também de atenção? Embora me pareça que nunca o lerei até ao fim, foi uma prenda certeira e aqui aproveito para agradecer uma vez mais ao grande amigo que ma ofereceu.

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.