domingo, 25 de setembro de 2016

A Linha da Beleza by Alan Hollinghurst

A Linha da Beleza A Linha da Beleza by Alan Hollinghurst
My rating: 5 of 5 stars

Já tinha lido este livro há muitos anos; sabia que tinha gostado muito mas não me lembrava do enredo... apenas subsistia uma admiração vaga. Fui à procura nas estantes e não encontrei o meu exemplar. Julgo que o devo ter emprestado e que deve ter ficado emprestado. Não importa. Voltei a cruzar-me com ele como Livro do Dia numa das Feiras do Livro de Lisboa e tornei a comprá-lo. Agora que já o reli, percebo porque não me recordava do enredo... simplesmente, porque o enredo é quase irrelevante.

Este livro é como uma fotografia, mas uma fotografia monumental, de alguns (poucos) anos da sociedade londrina dos finais do século XX. Tal como nas fotos, tudo o que a objetiva capta fica registado: o conservadorismo inglês, as paixões despertadas por Thatcher, a ambição política desmesurada, os preconceitos de classe, a fraternidade universitária, o "melting-pot" de raças e culturas, as férias de verão no sul de França, o desejo, o amor, o sexo, a cocaína, as drogas, a sexualidade, o horror da SIDA, o jornalismo de tablóides, os distúrbios mentais, a arte, a música... uau!

Roland Barthes diz que o noema da fotografia, a sua “característica inimitável”, é o “isto foi” sem intermediação de um historiador. Alan Hollingurst consegue, com a sua máquina fotográfica de romancista, algo que seria difícil utilizando as ferramentas de historiador: levar-nos a "viver" a História, transportar-nos para uma época passada e deixar-nos sentir o que seria estar lá entre aqueles personagens, naquele cenário social fascinante. As 555 páginas do livro lêem-se de um fôlego!

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.