domingo, 10 de julho de 2016

A Duração dos Crepúsculos by Filomena Marona Beja

A Duração dos Crepúsculos A Duração dos Crepúsculos by Filomena Marona Beja
My rating: 3 of 5 stars

Ruy Afonso, o narrador, retira-se, já velho, para a sua casa perdida em São Miguel, nos Açores, e recorda os anos que passou em Paris como distribuidor da VVR-Filmes, relembra as dificuldades que teve de ultrapassar durante a ocupação alemã da capital francesa, durante a II Grande Guerra, e os seus amores, primeiro por Valée e depois por Cristal.

Sua sócia na VVR era Gi, o "petit-nom" da escritora de livros infantis Vírginia de Castro e Almeida, para quem produziu dois filmes ruinosos financeiramente, "A Sereia de Pedra" e "Olhos de Alma". Com o aproximar da guerra, Gi refugiou-se na Casa do Pinhal, em Cascais, onde vive com Pam, uma artista plástica, a sua companheira.

O interesse de Gi pelos personagens históricos portugueses, sobre quem escreveu alguns livros por encomenda para a Secretaria Nacional da Propaganda, leva-a a estabelecer uma amizade com António, um estudioso de matemática, que lhe fala de Pedro Nunes, um dos pilares dos Descobrimentos Portugueses do século XVI, pelos vários problemas práticos de navegação que resolveu, respeitantes à correcção da rotas, à determinação da posição dos navios, à compensação dos desvios das agulhas magnéticas, que permitiram desenhar mapas mais precisos, garantindo a Portugal a liderança tecnológica e o domínio dos mares.

E são estes dois pontos os de maior interesse no romance: a biografia romanceada de uma portuguesa de grande valor, lésbica, mas há muito caída em esquecimento, e uma chamada de atenção para a vida e obra de Pedro Nunes, um cientista português de uma época em que a coincidiram em Portugal a coragem, a inteligência e a determinação. A escrita é escorreita, mas desnecessariamente complexa no que à estrutura diz respeito; é como se os parágrafos, depois de escritos, tivessem sido baralhados e posteriormente colocados no texto por uma ordem quase aleatória.

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.