quarta-feira, 15 de abril de 2015

Quem Disser o Contrário É Porque Tem Razão - Letras sem Tretas: Guia Prático de Escrita de Ficção by Mário de Carvalho

Quem Disser o Contrário É Porque Tem Razão - Letras sem Tretas: Guia Prático de Escrita de FicçãoQuem Disser o Contrário É Porque Tem Razão - Letras sem Tretas: Guia Prático de Escrita de Ficção by Mário de Carvalho
My rating: 4 of 5 stars

Excelente! Cheguei ao também excelente Estilística da Língua Portuguesa de Rodrigues Lapa por referência contida neste livro de Mário de Carvalho. Mas enquanto a "Estilística" se debruça sobre a elegância da escrita e o bem escrever, este "Quem Disser o Contrário" é complementar e mais abrangente, aconselhando o candidato a escritor não só sobre o estilo, mas também sobre o começar a escrever, os elementos basilares do romance, o evitar ou superar bloqueios, o procurar inspiração e muito mais.
Curiosamente, para um livro que traz na capa a palavra "Guia", Mário de Carvalho adopta uma posição de grande flexibilidade em relação à escrita literária e afirma que quem quer fazer crer que existem regras, truques ou processos sistemáticos para escrever bem (aka "escrita criativa") não está a ser sério. Pelo contrário, diz ele, em clara sincronia com Rodrigues Lapa, em escrita literária tudo é possível; afinal todos os dogmas foram sendo esmagados ao longo da história e o que ontem era medíocre, hoje é premiado. Aventure-se, caro escritor, concluiria Mário de Carvalho.
Não posso terminar sem referir que, mesmo descontando o interesse pelo conteúdo, a leitura é fonte de enorme prazer, pela elegância da escrita, pelo tom coloquial e intimista, pelas referências e citações certeiras e pelo que revela da extensa curiosidade, cultura e amor pelos livros e pela escrita do autor. Vou reler, sem dúvida, e recomendo a todos os "candidatos a escritores"!

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.