segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O Pecado de Porto Negro by Norberto Morais

O Pecado de Porto NegroO Pecado de Porto Negro by Norberto Morais
My rating: 4 of 5 stars

Receita para fazer "Pecado de Porto Negro"

Ingredientes:
- 1 estivador sedutor (terá de ser um dos homens mais sedutores da literatura portuguesa, caso contrário a receita não funciona)
- 1 donzela inocente e sonhadora (cheire antes de usar; terá de apresentar um cheiro inexplicável, inebriante e irresístivel)
- 1 empregado de balcão ciumento (de preferência tímido e pequeno, para a receita não ficar muito azeda)
- 1 açougueiro infeliz e misterioso (pai viúvo, que ame exageradamente a filha única)
- 1 mulato adamado (com sotaque brasileiro serve)
- paixão, humor, ciúme, sexo (tudo em doses generosas)
- umas pitadas de realismo mágico

Para preparar a receita, precisará de ter à mão, para utilizar no momento certo, um palacete assombrado, um bordel, uma praia deserta, um bar com bilhar e portas para duas ruas, e um convento de freiras.

Deite os ingredientes um por um, pela ordem indicada, num livro grande.

Leve a lume forte, tropical, numa cidadezinha portuária de uma ilha imaginária da América Latina (baía, farol, porto e armazéns, catedral, ruas, praças e becos, bordel, não esqueça o bordel, e praia isolada, de areia branca, com coqueiros e um barco naufragado).

Vá temperando a pouco e pouco, primeiro com humor, depois com paixão e sexo, finelmente com muito ciúme. Mexa com uma linguagem poderosa, um vocabulário rico e uma escrita surpreendente, mas muito lentamente, sem deixar cair na monotonia para não queimar.

Estará pronto quando: "o Sol dourava a baía de Porto Negro. (...) Deu uma volta pela sala, corda à caixa de música, e, quando a geringonça soltou as primeiras notas antigas, sentiu uma presença atrás de si. - À minha espera, franguinha? - sussurrou uma voz, tomando-a pela cintura. Ducélia fechou os olhos e, apertando contra o ventre os braços que a enlaçavam, inspirou o mundo e sorriu."

O autor, Norberto Morais, confecionou esta sua receita com Santiago Cardamomo, Ducélia Trajero, Rolindo Pio Face, Tulentino Trajero e Chalila Boé, e foi uma enorme surpresa! Provámos: o enredo tem um sabor ténue, com algumas notas de engano e surpresa, talvez desnecessárias, mas os personagens ficaram excelentes, ao nível do melhor que se faz na cozinha portuguesa contemporânea, e a escrita está verdadeiramente fabulosa, isto é, imensamente saborosa!

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.