quinta-feira, 17 de julho de 2014

Doces Tormentas by Rui Vilhena

Doces TormentasDoces Tormentas by Rui Vilhena
My rating: 3 of 5 stars

Paulo é casado com Sílvia, que é amante de Carlos, que é casado com Marta, que é amante de Ricardo, que é casado com Henrique, que é amante de Paulo, sim, o Paulo, o marido da Sílvia! Uma sexteto amoroso, mais precisamente, três triângulos amorosos, uma tripla ménage a trois. O final não é bem previsível, pois nem todos ficam felizes para sempre...

Rui Vilhena, o autor de guiões de televonela, escreveu uma comédia burlesca, com uma narrativa fluente e alguns momentos de humor, que quase parece já adaptada ao teatro ou a uma mini-série de TV. Imagino que tal como nos guiões, a caracterização de personagens é reduzida (o ator completará a caracterização com a sua interpretação...) tal como as cenas, que embora sejam bem marcadas, quase sempre em casa de um ou outro dos casais, quase sempre às refeições (praticamente não serão precisos "takes" exteriores para o filme...), são pouco descritas.

A existência de um casal homossexual entre os três casais amigos é encarada com grande naturalidade, tal como a atração bissexual de que resultam os casos de Paulo com Henrique (gay), ou de Ricardo (gay) com Marta. A natureza do relacionamento de Henrique com Ricardo não é clarificada, ou seja não sabemos se são casados, formal ou informalmente, ou apenas namorados. É, por tudo isto, um livro muito leve, que não apela à reflexão sobre os temas subjacentes e que, depois de lido, deixa pouco rasto.

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.