quarta-feira, 9 de julho de 2014

A Ruptura by Helder de Sousa

A RupturaA Ruptura by Helder de Sousa
My rating: 2 of 5 stars

Heitor é um jovem, filho de uma família da alta burguesia, inconformado com a vida e com a morte, cheio de dúvidas e problemas, apaixonado por Lurdes desde a adolescência, mas que, aos 22 anos, já estudande universitário em Lisboa, "não casa com ela, nem a deixa casar", segundo um dos seus irmãos.
E porque será? Apenas podemos aventar algumas hipóteses: (a) a sua família perturbada, com a mãe, Rosa, mal-amada pelo marido capitalista que apenas a vê como a "parideira" dos filhos? (b) o catolicismo fundamentalista da família, com os seus pruridos sexuais e as críticas à pílula? (c) a sua rebeldia e a dos amigos, desprezando o casamento tradicional e advogando o amor livre? (d) a sua homossexualidade, sempre insinuada, mas nunca afirmada, que o levaria a fugir sempre às relações sexuais com a namorada mas, também, com uma das criadas que se enfia alegremente na sua cama...
A resposta não é fácil, pois o autor não é concludente ao longo das 182 páginas deste seu romance de estreia em que se repetem as cenas idílicas e campestres, as refeições e discussões familiares, em que se sucedem os meses e as estações, com as suas descrições convencionais, mas também com surpreendente canto dos trabalhadores rurais em pleno inverno ou o fumo negro saindo das chaminés em pleno verão... tudo muito suave, tudo um pouco ingénuo.

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.