quinta-feira, 19 de junho de 2014

Donamorta: Pranto Gregoriano by Armando Silva Carvalho

Donamorta: Pranto GregorianoDonamorta: Pranto Gregoriano by Armando Silva Carvalho
My rating: 4 of 5 stars

Um dia da vida de Gregório Pamsa: precisamente o dia que se segue ao funeral da sua mãe, Donamorta. Gregório desperta lentamente, com dificuldade, masturba-se, vai fazer força para a casa de banho, responde ao vizinho que lhe bate à porta e escandaliza 3 Testemunhas de Jeová quando lhes aparece à porta meio nu, vindo do chuveiro. Na subida a seguir à Rotunda, onde o seu Mini tem um furo quando vai a caminho de se encontrar com Musalinda, surge-lhe do nada um belo rapaz, "louro, boticelliano, que traz um brinco numa das orelhas" e que lhe troca o pneu e, em troca, apenas lhe rouba um beijo na boca. O dia segue, cheio de peripécias improváveis, encontros com prostitutas, amigos e amantes, um ex-subsecretário lhe coloca na mão um maço de apontamentos relatando as aventuras de um homossexual pelas zonas de engate do Porto, e termina numa festa na casa apalaçada de Marília, onde, a altas horas, Gregório dança até desmaiar. No quartito para onde o arrastam, o louro despe-o e, depois de despido, "agarra com ambas as mãos o rosto salpicado e dá-lhe um beijo na boca. As manchas desaparecem. Ele desaparece também. (...) Gregório está nu. Está limpo. (...) E com Gregório outro dia começa. Só este livro acaba. Paz à sua alma. Aleluia."

Os primeiros parágrafos, quando Gregório desperta lentamente, fizeram-me recordar a abertura sublime de Um Homem Singular, de Christopher Isherwood. Também aqui o personagem principal luta contra a perda recente de um ente querido, também aqui vagueia pelo dia, em vários encontros e desencontros, com amigos ou desconhecidos.
A linguagem e a imagética são muito ricas, cheias ironia, por vezes de sarcasmo, muita erudição e, simultaneamente, muito nonsense que atinge por vezes as raias do onírico ou do psicadélico. Um livrinho que merece segunda leitura!

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.