quinta-feira, 17 de abril de 2014

Segura-te ao Meu Peito em Chamas by Possidónio Cachapa

Segura-te ao Meu Peito em ChamasSegura-te ao Meu Peito em Chamas by Possidónio Cachapa
My rating: 3 of 5 stars

As duas histórias de maior fôlego desta coletânea de contos, "O Nylon da Minha Aldeia" e "O Verde Reflexo das Videiras", são narrativas de amores proibidos em cenário de aldeia.

Na primeira, Marcelo, um jovem homossexual, é vítima dos maus tratos do pai e dos dichotes sarcásticos dos vizinhos quando se começam a aperceber dos seus tiques efeminados. Marcelo resiste, enfrentando-os altivamente, mas sofre ao perceber que Sérgio, o amigo por quem se apaixonara e que o usara sexualmente, o tinha trocado por uma flausina qualquer. É então que, a meio da noite, num dos seus refúgios favoritos, junto à ribeira, Marcelo encontra Lourdinhas, a sonâmbula da aldeia, e o canto dela apossa-se das mãos dele.
Este conto foi adaptado a cinema pelo autor, que também realizou a curta-metragem de 2012 com os atores Cristóvão Campos (Marcelo), Tomás Alves (Sérgio) e Anabela Teixeira (Lurdinhas) (trailer aqui).

Em "O Verde Reflexo das Videiras" o cenário é de verão, radioso e quente, com a luz do sol sempre presente, difundindo-se através do verde tenro das videiras ou refletindo-se nas águas dos tanques ou das ribeiras, ao contrário do outro conto do autor publicado na mesma coletânea ("O Nylon da Minha Aldeia") em que a noite e a obscuridade estão omnipresentes. Mas a história é, também, a de um amor impossível. O narrador, um homem casado, maduro, que foi para a aldeia convalescer de uma perna partida, perde-se de amores pela juventude e beleza de Ahavat (“Amei-te como se ama um potro: pela suavidade das curvas”), um adolescente que veio passar as férias com os avós. A história é contada como uma recordação boa, num tom melancólico e poético, que não pode deixar de trazer à memória a paixão de Aschenbach por Tadzio.

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.