quarta-feira, 26 de março de 2014

Ursamaior by Mário Cláudio

UrsamaiorUrsamaior by Mário Cláudio
My rating: 4 of 5 stars

Ursa Maior, a constelação de sete estrelas, o mesmo número dos protagonistas dos relatos de crime seguido de prisão que Mário Cláudio reuniu neste livro: Henrique, um estudante de medicina que assassina a namorada, Gerardo, um burguês viciado em jogo de casino, Sérgio, um polícia violador, Cristiana, um transsexual que se apaixona por um ladrãozeco, Rogério, o galã das academias de danças de salão que compra um Porsche com um cheque-careca, Albino, o dono de um snack-bar que trafica arte sacra, e Jorge, um drogado que acaba violado em grupo na sua camarata na cadeia.

A designação de romance que Mário Cláudio utiliza no título, "Ursamaior: romance", é intrigante, pois os personagens quase não se interrelacionam e as histórias quase não se cruzam. Henrique, cuja história é a mais extensa, surgindo dividida em vários relatos ao longo do livro, é o único personagem que aparece referido por outros personagens, mas tal não parece ser suficiente para servir de cola ao conjunto dos depoimentos (Ursamaior terá sido inspirado em casos reais, de detidos com quem Mário Cláudio falou na prisão, havendo mesmo notícia de um processo judicial instaurado pela família do verdadeiro Henrique). Assemelha-se mais, por isso, a um livro de contos de temática coesa, muito masculina, policial, dura e por vezes violenta.

A escrita é excelente. E a organização de cada história também, evocando as formas mais estruturadas da poesia (o decassílabo, o soneto,...) ou da música (a fuga, a sonata,...)! Há sempre uma primeira parte narrada na terceira pessoa que descreve o crime praticado por algum desconhecido ("o homem", "o rapaz",...) e que termina sempre com a mesma coda: "O homem chama-se..." Segue-se uma narrativa na primeira pessoa, mais extensa, em que o personagem, já preso, nos dá a sua perspectiva pessoal sobre o crime ou sobre a sua vida na prisão.

O resultado geral é um mosaico de fragmentos: pequenas histórias e pequenos tiques de pequenos personagens que, não fora serem criminosos, passariam desapercebidos, mas que agregados e moldados pela escrita de Mário Cláudio, se tornam interessantes.

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.