domingo, 2 de março de 2014

Esfolado vivo by Edmund White

Esfolado vivoEsfolado vivo by Edmund White
My rating: 5 of 5 stars

Não posso deixar de confessar que não era grande fã de Edmund White. Tinha lido A Boy's Own Story, O Homem Casado e começado a ler a biografia de Rimbaud: The Double Life of a Rebel (que abandonei a meio) e, assim de repente, não me lembro de mais nada. Mas chegou o João Roque e ofereceu-me este livro de contos e fiquei rendido. Agora já me apetece reler e comprar mais...

Tal como em O Homem Casado, são histórias sobre a morte e a doença (SIDA, a maior parte das vezes), mas são contadas pela ótica do desejo e da memória, uma memória que nem é saudosista nem lamechas, e um desejo que quase nunca é completamente correspondido (aliás, EW diz que o desejo nunca é satisfeito, apenas as esperanças o podem ser) e tem, quase sempre, uma componente fortemente sexual.

Um livro muito bem escrito, num tom muito pessoal, com os contos narrados quase sempre na primeira pessoa, evocando a Paris e a França onde o autor viveu 15 anos (talvez como ferramenta para dar mais credibilidade à narração e envolver mais o leitor, o que é plenamente conseguido), e revelando uma sensibilidade extraordinária para os dilemas, as agonias, as dores e as alegrias, as vidas dos rapazes e homens gay que são o centro das suas histórias.

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.