quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Crónicas de Uma Pequena Ilha by Bill Bryson

Crónicas de Uma Pequena IlhaCrónicas de Uma Pequena Ilha by Bill Bryson
My rating: 4 of 5 stars

Depois de ter vivido durante vinte anos em Inglaterra, Bill Bryson decide regressar com a família aos Estados Unidos, o seu país natal. Mas antes decide fazer uma viagem de sete semanas pela Grã-Bretanha, com o objetivo de visitar todo o país. A viagem é um pouco caótica: se há um comboio que está a partir para uma qualquer cidade, Bryson não resiste a subir, por vezes alterando os seus planos. Desta forma, percorre muitas cidades da Inglaterra, do País de Gales e da Escócia, terminando em John O'Groats, no extremo norte da grande ilha.

Pelo caminho, sucedem-se aventuras e encontros, por vezes divertidos, por vezes assustadores. Por todo o lado, a mesma chuva e frio e cinzento do janeiro britânico, fábricas encerradas, centros de cidades descaracterizados por horríveis edifícios envidraçados de escritórios, as mesmas cadeias de lojas globais. Mas também algumas surpresas, como a catedral de Durham, a transformação de Glasgow, as paisagens rurais bem preservadas de certas zonas. E sempre, o especial sentido de cortesia e humor peculiar dos britânicos.

No final, Bryson descobre (ou recorda-se de) que adora a Grã-Bretanha: "Que lugar assombroso era este - completamente louco, mas adorável até ao mais ínfimo pormenor. Afinal, que outro país se lembraria de arranjar topónimos como Tooting Bec e Farleigh Wallop ou ter um jogo como o críquete que, ao fim de três dias, parece que ainda não começou? Quem é que não acharia estranho, no mínimo, obrigar os seus juízes a usarem cabeleiras e o Lorde Chanceler a sentar-se em cima de uma coisa chamada Woolsack na Câmara dos Lordes, e orgulharem-se de um herói da Marinha cujo último desejo antes de morrer foi ser beijado por um tal Hardy? («Por favor, Hardy, beija-me na boca, profundamente.») Que outra nação no mundo nos poderia dar William Shakespeare, empadas de porco, Christopher Wren, Windsor Great park, a Universidade Aberta, o «Gardner's Question Time» e a bolacha digestiva de chocolate? Nenhuma, é claro. Como nos esquecemos tão facilmente de tudo isto. (...) Este é um país que combateu e ganhou uma guerra nobre, desmantelou um poderoso império de uma forma suave e esclarecida, criou um estado-providência com os olhos no futuro - e depois passou o resto do século a considerar-se um fracasso crónico. O facto é que continua a ser o melhor lugar do mundo para fazer muita coisa - para pôr uma carta no correio, para passear a pé, ver televisão, comprar um livro, beber um copo, visitar um museu, utilizar os serviços bancários, ficar perdido, procurar ajuda, ou ficar parado numa encosta a apreciar a vista. (...) Já o disse antes e repito-o: gosto muito deste país- É difícil dizer por palavras o quanto gosto dele."

Hesitei entre 3 e 4 estrelas: não temos a ideia de um percurso ao ler o livro, perdemo-nos na sucessão de dias e locais, e as descrições são por vezes muito repetitivas (cheguei à cidade, era noite, estava a chover, apanhei uma molha, fui a um pub beber uma cerveja, no centro os edifícios vitorianos foram demolidos para dar lugar a feios edifícios de escritórios, nas ruas comerciais as lojas estão fechadas ou foram substituídas por McDonalds e Marks & Spencer's... etc., etc.) Um editor forte teria, provavelmente, cortado 1/3 das páginas.

Mas Bryson fez-me sorrir muitas vezes e, por vezes, soltar mesmo uma gargalhada! (Em John O'Groats, no extremo norte da ilha, não há habitantes, apenas 2 ou 3 lojas de recordações e 1 ou 2 cafés. Em janeiro, está tudo fechado, exceto uma loja. "Entrei e fiquei admirado ao ver no seu interior três senhoras de meia-idade a trabalharem, o que era um exagero, pois eu devia ser o único turista existente a uma distância de 640 quilómetros. As senhoras tinham um ar muito alegre e saudável e receberam-me calorosamente, com aquele maravilhoso sotaque da região das Highlands - muito bem pronunciado e, todavia, tão suave. Desdobrei algumas camisolas para que elas tivessem algo para fazer depois de eu sair da loja..."). Por isso, merece bem as 4 estrelas!

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.