domingo, 2 de agosto de 2015

Mataram a Cotovia by Harper Lee

Mataram a Cotovia Mataram a Cotovia by Harper Lee
My rating: 5 of 5 stars

Scout, uma maria-rapaz de nove anos, o seu irmão Jem, quatro anos mais velho, e um amigo Dill, vivem as tradicionais aventuras de verão numa pequena cidade do sul americano, fazendo a sua dose de traquinices. São miúdos inteligentes a quem o pai, o advogado Atticus, trata com amor e respeito. Mas tudo irá mudar quando Tom Robinson é acusado de violar a filha de Bob Ewell e Atticus decide corajosamente enfrentar os preconceitos racistas do início do século XX num estado sulista para defender um negro contra um branco.

A história é contada por Scout, na primeira pessoa, como se estivesse a relembrar o que se passou naqueles anos difíceis. É uma narrativa carregada de inocência, de alguém que observa sem compreender completamente o que se está a passar (a discriminação racial, os hábitos sociais rídiculos,...) e que, sendo curiosa e arguta, faz perguntas e observações certeiras, por vezes cheias de ironia não intencional.

Apesar de nem sempre os "bons" ganharem e de haver dor, injustiça e maldade, todos os personagens, exceto os Ewells, têm uma faceta humana com a qual empatizamos imediatamente e que nos enternece. Mesmo a tia Alexandra ou os Cunninghams acabam por ser de certa forma simpáticos (são, teoricamente, dos mais perversos para as crianças). Aliás, ternura é, provavelmente, a palavra que melhor descreve a atmosfera deste romance, uma ternura que nos faz sentir protegidos ao lê-lo apesar da crueza dos eventos. Uma ternura que terá que ver com a nostalgia que todos sentimos dos "bons-tempos" da infância? Talvez...

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.