sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Lisboa no Ano 2000 by Melo de Matos

Lisboa no Ano 2000Lisboa no Ano 2000 by Melo de Matos
My rating: 3 of 5 stars

A descrição da Lisboa do ano 2000 tal como imaginada em 1906. O autor afirma, e talvez seja a sua previsão mais acertada, que "quando muito, bastarão trinta anos para que se realize tudo quanto sonharmos escrevendo.". Com efeito, até as previsões mais arrojadas (armazéns automatizados, bolsas para transações financeiras e de mercadorias de cobertura alargada, comboio a vapor chegando a lisboa por tunel vindo do sul,...) estão quase todas ultrapassadas, e nem sinal dos avanços tecnológicos sem os quais quase não conseguíriamos sobreviver hoje, como o telemóvel, computadores, internet, aviões a jato, satélites, etc.!

No ano 2000, na visão do autor, as margens do Tejo estariam pejadas de cais e armazéns e linhas de caminho de ferro e uma espécie de metropolitano suspenso, as sedes das grandes empresas agrícolas, industriais e financeiras são enormes edifícios, ricamente decorados com alegorias a divindades gregas e romanas.

Mas o livro não deixa de ser interessante, mas mais por revelar a mentalidade reinante à época do que por conseguir antecipar o futuro. O autor faz de Lisboa a capital de um Portugal que se transformou numa grande potência mundial, o centro (a par de Londres) do comércio marítimo mundial, uma cidade onde os engenheiros e cientistas inventam máquinas, processos e produtos inovadores que permitem façanhas impressionantes, sem par no mundo inteiro. É pois uma cosmovisão profundamente nacionalista, industrial, científica, apolítica e arreligiosa, que desvaloriza o património (os Jerónimos e a Torre de Belém são "poupados", mas ficam rodeados de fábricas, armazéns e linhas férreas) face ao "progresso", e, sobretudo, pouco humana. Não admira: em 1906, o mundo encontrava-se à beira da I Grande Guerra, Portugal vivia os últimos anos da monarquia e o prestígio da Igreja atingira, talvez, o seu nível mais baixo face a uma ciência que prometia revoluções...

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.