domingo, 2 de novembro de 2014

Defesa e Condenação da Manice by Ana Hatherly

Defesa e Condenação da ManiceDefesa e Condenação da Manice by Ana Hatherly
My rating: 4 of 5 stars

Este pequeno livro (quase um folheto) inclui dois textos do início século XVIII sobre a manice (lesbianismo) recolhidos por Ana Hatherly e uma introdução esclarecedora em que a investigadora os apresenta e analisa.
O primeiro texto, de autoria do Visconde de Asseca (provavelmente o terceiro visconde, Diogo Correia de Sá, intitula-se "Defesa da manice em abono das senhoras mulheres contra a murmuração dos homens" . É um texto elegante, invocando a razão e os clássicos como fundamento para a sua defesa. "É a semelhança o primeiro incentivo do amor. Forçosamente, então, há de haver maior amor onde houver maior semelhança."
O segundo texto, de autoria de Frei João Manuel (talvez um monge de Alcobaça), foi escrito como resposta ao primeiro e tem o título "Invectiva da formosura contra o indecoroso abuso da manice em resposta à defesa feminina feita para manifesta ainda que indigna proteção do mesmo delírio" . Tal como o próprio título, este texto é extremamente jocoso e muito divertido ("é pois uma mana, uma mona enfeitada"), apesar de utilizar os mesmos argumentos do primeiro, a razão e os clássicos. "Como pode uma formosura render-se a outra (...) A maior oposição que há é a das formosuras entre si: fazem-se a guerra com exércitos de perfeições e, julgando-se igualmente poderosas, se consideram incontrastáveis."
Provavelmente, dois dos primeiros ensaios em língua portuguesa sobre a homossexualidade.

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.