
My rating: 4 of 5 stars
Neste coletânea de contos de Jorge de Sena reúnem-se os dois livros de contos publicados antes da queda da ditadura de Salazar e Caetano: "As Andanças do Demónio" (1960) e "Novas Andanças do Demónio" (1966), de onde se extrairia a fantástica novela fantástica, "O Físico Prodigioso". Depois de 1974, surgiu uma outra coletânea de contos, "Os Grão-Capitães", cujo conteúdo, de uma sexualidade mais explícita, seria problemático se fosse publicado antes.
O conjunto dos contos de Jorge de Sena é um mosaico extraordinário de estilos e temas, de recursos semânticos e sintáticos, de fineza de perceção, de coragem e ousadia (muito do que se conta é autobiográfico, como o próprio autor confessa).
Dos contos reunidos nestas "Andanças" apetece-me destacar um: "A Janela da Esquina", um conto sobre a velhice e a morte, de uma surpreendente ternura e inevitabilidade ausentes de lamechice, onde o desejo e a sensualidade estão, inesperadamente, muito presentes, e onde a escrita de Jorge de Sena atinge uma limpidez e uma fluidez que gostaríamos de ter encontrado noutros dos seus contos.
View all my reviews
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.