quarta-feira, 11 de junho de 2014

Portugal - A Flor e a Foice by José Rentes de Carvalho

Portugal - A Flor e a FoicePortugal - A Flor e a Foice by José Rentes de Carvalho
My rating: 4 of 5 stars

Um repassar rápido pela História de Portugal, desde Afonso Henriques ao PREC, arrasando os mitos nacionalistas, sobretudo os que nos foram legados pelo regime de Salazar e que, de certo modo, ainda perduram poeticamente na nossa cultura e na nossa ideia de país. Quase nada nem ninguém (exceto, talvez, o Marquês de Pombal...) escapa às setas corajosas e certeiras de Rentes de Carvalho: os podres da monarquia, as vitórias pírricas nas grandes batalhas contra castelhanos e mouros em África, a ganância e a falta de escrúpulos dos Descobrimentos, a balbúrdia da República, a pequenez do salazarismo, a hipocrisia da Igreja Católica, a subjugação a interesses próprios ou de terceiros de Spínola, Otelo, Soares, Cunhal e companhia, do pós-revolução dos cravos.

Esta mediocridade dos políticos e das classes privilegiadas levaria o povo a partir em sucessivas ondas de emigração, primeiro para as Índias, depois para o Brasil e as Américas, e por fim para a Alemanha e a França, para fugir à miséria, à tristeza do país e à ausência de perspetivas de um futuro melhor. "De um ponto de vista social, a emigração portuguesa constitui a manifestação de uma forma de escravidão que subsiste ainda hoje. De um ponto de vista ético, a emigração portuguesa significa a negação constante do direito mais elementar da pessoa: o direito à vida no próprio país. De um ponto de vista político, a emigração portuguesa supõe a renúncia à revolta."

A lucidez da análise parece, no entanto, ofuscar-se à medida que a escrita se torna contemporânea dos factos, e os capítulos dedicados ao pós 25 de abril são, tal como o período que espelham, menos esclarecedores e mais confusos. Nesta fase, o autor aparenta dificuldade de distanciamento, pressente-se que toma partido, que tem opiniões próprias, mas não as apresenta claramente ao leitor, e, neste ponto, não se diferencia muito das críticas que faz aos seus compatriotas.

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.